benefícios marketing digital para empresas

Benefícios do marketing digital para empresas

Empresas de todos os tamanhos e segmentos podem ganhar muito ao investirem no marketing digital. Trata-se de uma estratégia capaz de transformar pequenas ideias em grandes negócios, competindo de igual para igual no mercado com uma presença digital muito forte. O marketing digital para empresas é capaz de gerar resultados reais a curto, médio e longo prazo.

Nesse artigo desenvolvido pela UP9 Marketing e Consultoria, vamos mostrar todos os benefícios do marketing digital para empresas. Descubra de que forma as estratégias e ações de marketing, como campanhas publicitárias, e-mail marketing, links patrocinados, otimização de sites, marketing de conteúdo em blogs e engajamento nas redes e mídias sociais podem ajudar o seu negócio a crescer. 

  1. Melhora no posicionamento da empresa no mercado

O marketing digital para empresas é cada vez mais utilizado com estratégia e sabedoria. permite o melhoramento da posição de uma marca dentro do mercado, com relação à concorrência e ao público-alvo. Quanto mais bem posicionada uma marca, maior o seu alcance e chances de crescimento a médio e longo prazo. 

Todos os dias centenas de novas empresas são abertas em segmentos iguais ou semelhantes. É importante que empresários e gestores implementem estratégias capazes de garantir uma boa posição no mercado seja do segmento que for, é possível.

Não importa o tamanho do seu negócio, estratégias sólidas e bem executadas te trarão o resultado esperado e mais.
Por exemplo, cada vez mais, todos os dias, homens e mulheres empreendedoras estão apostando no marketing digital para renda única ou extra.

As ferramentas do marketing digital visam justamente o crescimento da empresa, não apenas com relação aos seus números, mas também quanto à percepção do mercado, seja na visão da concorrência, seja na visão dos consumidores. Ainda mais quando associados a uma consultoria de imprensa.

  1. Aumento da competitividade da marca

O que determina a competitividade de uma marca são uma série de fatores, como os preços praticados, a qualidade dos produtos oferecidos e a experiência dos clientes. Além disso, para ser competitiva é importante que a empresa se mantenha atualizada, seguindo sempre as melhores práticas e processos do mercado.

É inegável que a internet, a tecnologia e as mídias digitais fazem parte da sociedade moderna. Por isso o marketing digital para empresas se mostra tão importante, na medida em que permite que negócios de todos os portes e seguimentos se adequem a uma nova realidade, cada vez mais digital.

Dados apontam que, no Brasil, mais empresas fecham as portas do que abrem. São informações atualizadas, fornecidas pelo IBGE, que demonstram a necessidade de se repensar as estratégias empresariais. Não basta apenas criar uma empresa, é fundamental pensar estratégias que garantam a sua continuidade no mercado.

Negócios que não apresentam competitividade acabam perdendo espaço para empresas mais atualizadas, mais modernas, mais conectadas e mais próximas dos clientes.

  1. Mais clientes alcançados com o menor investimento

O sucesso de uma empresa depende da sua capacidade de captar um novo cliente, ou consolidar aquele já é um cliente comprador. Os produtos e serviços precisam de um público consumidor, para que sejam vendidos, gerando faturamento. Sem vendas não há lucro para a empresa.

Mas como conseguir mais clientes na atualidade? O marketing digital para empresas oferece soluções eficientes e práticas, que possibilitam a qualquer empreendimento alcançar mais clientes com o menor investimento possível.

Todos os dias milhares de pessoas acessam a internet, pesquisam por sites e blogs, assistem vídeos em plataformas como YouTube e interagem entre si dentro de redes sociais, como Facebook e Instagram.

Trata-se de um público que pode e deve ser explorado por marcas que desejam crescer no mercado. Mais da metade das transações financeiras já são realizadas através do ambiente virtual. Pessoas de todas as classes estão comprando diretamente pela internet.

O marketing digital para empresas possibilita que o seu negócio seja visto por milhares de pessoas de todos os cantos. Alcance pessoas que de outra forma nunca entrariam em contato com a sua marca.

O custo envolvido com as estratégias de marketing digital é baixo, tendo em vista que com pouco investimento, através da segmentação, é possível exibir anúncios para um grande número de usuários.

Some-se a isso o tráfego orgânico, que pode ser obtido através da criação de conteúdos otimizados em SEO, para sites e blogs. Mostre a sua empresa nos primeiros resultados do Google e consiga centenas de visualizações na página oficial do seu negócio.

  1. Fidelização de clientes

Uma das grandes dificuldades das empresas na atualidade é conseguir reter um cliente, para que ele siga consumindo os produtos e serviços, sem mudar para uma empresa concorrente.

Trata-se da fidelização de clientes, que consiste em atrair e cativar os consumidores a ponto de que se tornem clientes regulares. E isso no tempos de hoje é muito mais fácil montar um um funil de vendas para nutrir esses clientes que estão na base.

Com tantas empresas surgindo no mercado, o marketing digital para empresas parece ser uma das melhores estratégias para fidelização, na medida em que possui técnicas e métodos que permitem guiar o consumidor ao longo da jornada de vendas. 

Exemplo disso é o e-mail marketing, que consiste em enviar aos clientes conteúdos ricos, sem custo. Os primeiros conteúdos são informativos, tratando de educar o cliente. Depois que uma compra é realizada, a empresa pode enviar informativos, com promoções e descontos exclusivos para os seus clientes.

Poucos gestores sabem, mas o custo para captar um cliente é muito maior do que o custo para fidelização. Perder um cliente após a sua primeira compra é um grande desperdício para a empresa, que perde a oportunidade de vender mais para esse cliente.

Clientes fidelizados vestem a camisa da empresa e se transformam em divulgadores da marca, contribuindo para a atração de novos consumidores. O boca a boca continua sendo um dos grandes responsáveis pelo crescimento de um negócio. 

E nos dias atuais, em que a qualidade de uma empresa é medida pelos comentários e avaliações de seus clientes, é fundamental manter uma boa relação com todos que já entraram em contato com os produtos e serviços. 

  1. Acompanhamento dos resultados obtidos

Outro grande benefício do marketing digital para empresas é a possibilidade de acompanhar de perto todos os resultados obtidos. Todos os dias os negócios geram uma grande quantidade de dados, como número de vendas, número de clientes conquistados e outros, que dizem respeito aos processos internos.

Além desses números, existem outras métricas importantes a serem observadas, como número de seguidores nas redes sociais, quantidade de pessoas atingidas pelas campanhas publicitárias, quantidade de cliques nas páginas de destino e várias outras.

Esses dados devem ser analisados de forma conjunta, para que seja possível mensurar o sucesso ou insucesso das estratégias implementadas pela empresa. Muitas vezes, pequenos ajustes podem gerar resultados muito maiores. Sem o acompanhamento, dinheiro é investido, sem que exista retorno real.

Saiba exatamente quanto está gerando a sua empresa, em tempo real, através de relatórios que demonstrem a saúde do seu negócio, a posição no mercado, o crescimento dentro das redes sociais e muito mais. Tão importante quanto gerar resultados é saber quais resultados são esses. 

  1. A sua marca sempre em destaque

Existem empresas que chegam ao topo, mas não conseguem se manter nessa posição por um longo período, em razão da falta de estratégias de médio e longo prazo, eles são desclassificados pelos motores de busca. Através do marketing digital para empresas é possível consolidar uma marca no topo, sempre um passo à frente da concorrência. 

Por isso grandes, médias e pequenas empresas estão investindo cada vez mais em marketing, como estratégia digital para manter a marca sempre em destaque.

Mesmo empresas já consolidadas no mercado, como Coca-Cola, Samsung e similares investem em marketing digital todos os anos, como forma de garantir o destaque da marca.

São muitos os benefícios do marketing digital para empresas. Negócios que desejam crescer, aumentar o faturamento e conseguir melhores resultados no mercado devem se atualizar. Novas tecnologias estão surgindo e com elas novas maneiras de vender.